Projeto DiscipuLAR

PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA A IGREJA DOMÉSTICA.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

QUANDO A VIRTUDE TRANSFORMA-SE EM DEFEITO...

A vida humana é ao mesmo tempo interessante e intrigante. O que para alguns pode ser uma grande qualidade, para outros pode ser um grande defeito. As virtudes sempre devem vir acompanhadas de outras virtudes, porque sozinhas, elas acabam tornando-se ferramentas perigosas e traiçoeiras na vida daqueles que não coerentes consigo mesmos.

As vezes as nossas virtudes transformam-se em deformidades de caráter, e ao invés de produzirem frutos de justiça, acabam nos deixando amargos e indiferentes a tudo e a todos. E o mais interessante, é que essas falhas de caráter podem estar muitas vezes encobertas por aparentes qualidades ou virtudes. Nossas qualidades podem ser nossos maiores defeitos, e, por falta de sensatez, tomamos coisas boas e invadimos os limites do nosso próximo, sem o mínimo de cuidado e compaixão.

E o pior de tudo isso, é que nem nos sentimos culpados, por defraudarmos alguém, por acharmos que o que estamos fazendo, está dentro dos limites das nossas virtudes.

Algumas pessoas, em nome de sinceridade machucam o coração alheio e simplesmente dizem:"Eu falo o que penso, pois eu sou sincero!" Mas, essa sinceridade quando vem sem a companhia da compaixão, da tolerância, da graça e da humildade, produz efeitos noviços. Alguém já disse: “Quem fala o que quer, ouve o que não quer!”

Outros, sem pensar, falam demais e se escondem por detrás de uma capa de falsa comunicação, dizendo: “Eu sou uma pessoa muito comunicativa!” O sábio Salomão já dizia: “Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado” (Provérbios 17.28).

Há ainda aquele que para não passar por fofoqueiro diz: “Eu não sou mexeriqueiro, apenas compartilhei com fulano...” Quando vamos compartilhar algo com alguém precisamos ter em mente alguns princípios: O que eu vou falar é verdadeiro e digno de reconhecimento? O que eu vou falar vai edificar o meu próximo? O que eu vou falar, poderá ser passado adiante sem problemas?

Não podemos nos esquecer do crítico, que em nome de crítica construtiva, expõe seu julgamento de forma cruel, e sem o mínimo de piedade censura o seu semelhante, não dando-lhe o direito gracioso de poder discordar.

Em nome de uma suposta verdade, poderosos fazem guerras, destroem nações, matam famílias, deixando órfãos tantos pequeninos; e usando a bandeira da paz, violentam a esperança de muitos.

Enfim, as virtudes são boas em si mesmas, e é o nosso dever desenvolvê-las em nosso caráter com toda a diligência. Entretanto, se as motivações do coração são impuras, as virtudes serão sufocadas por verdadeiros vícios ou imperfeições da natureza humana.

No Amor de Jesus,

Edu Lopes

Arujá/SP

Nenhum comentário: